sexta-feira, 15 de março de 2013

Comendo em plena atençao

Há muitas maneiras diferentes de Comer com Plena Consciência. Usualmente comemos em silêncio pelo menos nos primeiros 15 minutos de nossa refeição. Comemos juntos de forma que possamos apreciar a companhia dos outros e da comida ao mesmo tempo.
A primeira vez que comemos em silêncio pode parecer um pouco estranho ou não natural, mas quando nos acostumamos a ela, a prática pode trazer insight, paz e felicidade.
Comer em plena consciência envolve todos os aspectos da comida. Nos servimos em plena consciência apenas da comida que necessitamos. Antes de iniciar nossa refeição contemplamos nossa comida juntos em silêncio. Antes de iniciarmos a refeição lemos as Cinco Contemplações (ver abaixo) que nos fazem refletir sobre vários aspectos de nossa alimentação.
Começamos então, a comer devagar e em plena consciência, desfrutando de cada alimento que colocamos na boca e mastigando bastante antes de engolir. Em silêncio podemos nos concentrar na preciosa natureza da comida que estamos comendo. Olhando em profundidade para a comida podemos ver que é o produto de muitos elementos. Esta é uma chance de apreciar nosso relacionamento com o universo e estar em contato com a Terra em que ela cresceu.
Durante a refeição podemos também nos concentrar no gosto da comida e em como ele vai se alterando à medida que mastigamos. Podemos mentalmente rotular cada alimento que levamos a boca e degustar seu sabor particular.
Outra prática que podemos fazer é observar nossa ansiedade em engolir rapidamente os alimentos ou de já preparar o próximo alimento que vai a boca antes de engolir.

As Cinco Contemplações

1. Este alimento é presente de todo Universo, ele veio da terra, do céu, de numerosos seres vivos e de muito trabalho árduo.
2. Que possamos comê-lo em plena consciência e com gratidão a fim de sermos dignos de recebê-lo.

3. Que possamos reconhecer e transformar nossas formações mentais não saudáveis, principalmente nossa ganância, e aprendermos a comer com moderação.
4. Que possamos manter nossa compaixão viva através de uma alimentação que alivie o sofrimento dos seres vivos, preserve nosso planeta e reverta o processo de aquecimento global.
5. Aceitamos este alimento para que possamos nutrir e fortalecer nossa Sangha e cultivar nosso ideal de servir a todos os seres.

"Eu lembro, há alguns anos atrás, quando Jim e eu estávamos viajando pela primeira vez aos Estados Unidos, sentamos sob uma árvore e dividimos uma tangerina. Ele começou a falar sobre o que iríamos fazer no futuro. Quando pensávamos sobre um projeto que parecia atrativo ou inspirador, Jim se tornava tão imerso nele que literalmente esquecia sobre o que estava fazendo no presente. Ele colocou um gomo de tangerina na boca e, antes de começar a mastigá-lo, já tinha outro pedaço pronto para colocar nas boca novamente. Ele dificilmente estava consciente que estava comendo uma tangerina. Tudo que eu tinha a dizer era: "Você deveria comer o pedaço de tangerina que você já pegou."Jim estava surpreso em perceber o que ele estava fazendo. Era como se ele absolutamente não tivesse comendo a tangerina. Se ele estava `comendo` algo, eram seus planos futuros." (Thay)

Nenhum comentário:

Postar um comentário