terça-feira, 5 de março de 2013

Boa convivência

No nosso Centro, fora dos momentos de retiro, cultivamos um leve disciplina que nos ajuda a estar sempre presentes no aqui e no agora e firmemente ancorados no momento presente que é o único momento realmente disponível para nós. Essa disciplina também nos ajuda a viver em comunidade e alimenta em nós a solidariedade, a fraternidade, a liberdade e o desejo de viver em harmonia com todos os seres.

Acordar, deitar e silêncio - Acordamos todos os dias às 5:00 da manhã com o soar do sino. Não existe uma regra para horário de dormir, no entanto, após as 21:00 observamos um período de silêncio que se estende até depois do café da manhã.

Meditação - Pela manhã, às 05:30 temos meditação sentada. Após o café da manhã, temos a meditação no trabalho - seguida no final da manhã pela meditação caminhando. À tarde temos um outro período de meditação no trabalho e, depois da janta, a última meditação sentada acompanhada por uma meditação caminhando dentro da Sala de Meditação que geralmente é finalizada por volta das 21:00.

Refeições - Todas as nossas refeições são vegetarianas e feitas com o máximo da nossa presença e em Plena Consciência. Em todas elas, observamos um período de silêncio. No almoço e na janta, usamos o sino para nos ajudar a manter esse espírito, recitando também, antes de comer, o que chamamos de Cinco Contemplações - que são nossas atitudes de gratidão e respeito em relação ao alimento e a todos os elementos que tornaram essa refeição possível.

Respeito à natureza - Fazemos o possível ao nosso alcance para manter a melhor relação com a natureza que nos circunda: cuidando do nosso lixo (orgânico ou não), alimentando-nos com alimentos saudáveis e, se possível, não processados, integrais e orgânicos, cultivando, sempre que possível, o nosso alimento, defendendo a natureza contra a caça e o desflorestamento e ajudando esse maravilhoso pedaço de Mata Atlântica a se recuperar e se desenvolver.

Drogas, televisão e álcool -  Como consequência da nossa prática e cientes de todos os prejuízos causados à humanidade e à natureza pelo consumo de álcool, de drogas e substâncias entorpecentes e pelo consumo dos produtos veiculados pela televisão, abstemos-nos de consumí-los aqui. Por favor, não traga essas substâncias e produtos, mesmo que seja para consumo privado em suas acomodações.

O sino - O sino é uma das nossas ferramentas para nos ancorarmos no presente. Todas as vezes que ouvimos o sino, seja o de madeira, seja o de bronze, paramos o que quer que estejamos fazendo para retornar à nossa respiração. O sino nos chama a estar presentes, em corpo e mente, aqui e agora



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário